Muitas vítimas de violência doméstica, além do receio no momento de denunciar, possuem dúvidas sobre a necessidade de provas das agressões sofridas.
Essa é uma dúvida comum e que aflige as mulheres agredidas, principalmente quando a violência não é física. Neste texto, te ajudaremos a entender o que é necessário para fazer a denúncia de violência doméstica.
O que é violência doméstica?
Compreender se você está sofrendo violência doméstica pode parecer simples, mas, na realidade, muitas vítimas não se dão conta do que estão sofrendo.
De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a violência doméstica pode acontecer de várias formas, sendo elas: violência física, violência sexual, violência psicológica, violência patrimonial e violência moral.
Em nosso texto “Violência doméstica: como denunciar quando o marido é o agressor?” cada uma dessas formas de agressão é explicada detalhadamente.
Se você se identificou com quaisquer tipos de violência descritas no artigo, entre em contato com o nosso time de advogadas e conte o seu caso.
É preciso ter provas para fazer a denúncia?

Em muitos casos, como os em que a vítima sofreu violência física, no ato da denúncia, ela será encaminhada para realizar o exame de corpo de delito, o que servirá como prova da agressão.
Quando se trata de outras formas de violência, muitas vezes é possível que a vítima utilize de artifícios para registrar a agressão, como filmagens, gravação de áudios e até mesmo testemunhas, como em casos em que a denúncia vem de terceiros.
Contudo, de acordo com a legislação, somente a palavra da vítima serve para que a denúncia seja formalizada, por isso, caso você tenha sofrido qualquer tipo de violência doméstica, não hesite em denunciar.
Com a denúncia, a vítima poderá solicitar medida protetiva contra o seu agressor.
Busque ajuda

Os casos de violência doméstica possuem números crescentes no Brasil, por isso, realizar a denúncia e buscar proteção do Estado é imprescindível.
Para te auxiliar nesse processo e tirar todas as suas dúvidas, converse com um advogado do nosso time de especialistas
Precisa da ajuda de uma advogada? Então, entre em contato conosco e converse com a nossa equipe jurídica especializada em violência doméstica e direito de família.